28 de maio de 2020

Crédito de Imagem: Nadiana S Teodoro

A cidade de São Paulo se tornou uma referência mundial quando a riqueza de sua arte urbana, que apresenta uma estética própria e amplamente desenvolvida, refletindo a multiculturalidade de seus moradores.

 

O grafite é uma manifestação artística de caráter transgressor ocupando ruas, paredes, viadutos e becos dessa grande metrópole, é um tipo de arte democrática e não formal, ou seja, está à vista de milhares de pessoas que cotidianamente transitam pelo espaço urbano. Vale ressaltar o seu grande valor estético, trazendo à tona temas delicados como, desigualdades sociais, denúncias e problemas da cidade, chamando a atenção para lugares ignorados e interagindo com o contexto urbano.

 

Dentro desse contexto trazemos aqui um exemplo do Beco do Hulk e a democratização das artes através do grafite.

Créditos de Imagem: Nadiana S Teodoro

Créditos de Imagem: Nadiana S Teodoro

Tendo como inspiração o famoso Beco do Batman, localizado no bairro nobre da Vila Madalena, o Beco do Hulk, localiza-se na periferia da zona leste da cidade, que ganhou um circuito de arte urbana. Vale notar que esta região é extremamente carente de equipamentos culturais, não possui museus e são raros os centros de cultura.

 

O Beco do Hulk está localizado no distrito de Ermelino Matarazzo, na viela Gildo Lao, bem menor que o Beco do Batman, mas carregado de beleza, cores e super-heróis. São aproximadamente em torno de quarenta grafites com vários desenhos. De forma divertida em um dos desenhos o Homem-Aranha tem sua identidade revelada, no lugar de Peter Parker debaixo da máscara aparece Stan Lee (1922-2018), roteirista americano responsável por criar esse e outros personagens da Marvel. Tem a versão feminina e cacheada do homem de ferro da artista Mari Memo. Além do desenho de vários super-heróis, tem um grafite que homenageia Ayrton Senna.

Créditos de Imagem: Nadiana S Teodoro

Créditos de Imagem: Nadiana S Teodoro

Os idealizadores do projeto são os grafiteiros André França e seu amigo Valdir Grisólia, as intervenções começaram em maio de 2019. Na verdade, o Beco do Hulk é mais um circuito que apresenta grafites em ruas próximas, para além do beco. Os desenhos se estendem na avenida Milene Elías ali próximo e está previsto uma expansão do complexo do Hulk.

 

Diferentemente do Beco do Batman, o Beco do Hulk o tráfego de carros é intenso, a calçada é bastante estreita para se caminhar. Existe um projeto de fechamento do beco para carros aos finais de semana o que seria maravilhoso, poder apreciar e fotografar sem correr o risco de um atropelamento. Portanto, se você for conferir os grafites tenha cuidado com os carros!

Créditos de Imagem: Nadiana S Teodoro

 

Excelente a iniciativa! Os desenhos são lindos, cores fortes, possui mensagens de artistas, tudo isso com muito humor. Vale a pena dedicar um tempo para apreciar os desenhos e suas mensagens e sair de lá com belas e coloridas fotos.

 

 

Texto publicado originalmente no Instagram @saopaulobyguides

 

 

escrito por
Nadiana S Teodoro

leia também

    Grupo Santa Helena - Pintores na São Paulo dos anos 30 e 40
    Grupo Santa Helena – Pintores Modernistas na São Paulo dos anos 30 e 40
    Novidades – Canal no Youtube
    Walking Tour Literário e os Modernistas