Vamos falar sobre a profissão Guia de Turismo…
Você está interessado em saber mais sobre essa profissão, fez uma viagem e se identificou com o trabalho desse profissional, ouviu falar sobre, fez um passeio na cidade e adorou ouvir todas aquelas curiosidades ou melhor, pensa unir o útil com o agradável porque adora viajar então imagina trabalhar viajando, conhecendo lugares incríveis, paisagens magníficas, pessoas diferentes e ainda ganhar dinheiro!!!
Espera, vamos com calma! Iremos discutir em uma série de textos sobre o assunto (esse é o primeiro de outros que virão), apontar os pontos positivos e negativos porque sim, como qualquer profissão tem seus pontos negativos e principalmente desmistificar alguns mitos.
Então, para começar você decidiu seguir a carreira de guia de turismo porque ama viajar, conhecer novas culturas, experimentar culinárias locais, conhecer pontos turísticos interessantes, fazer novas amizades e ainda receber por esse trabalho que maravilha! Sinto lhe informar que já começou errado.
Você vai sim viajar, mas lembre-se de que você não é o turista e não está indo para curtir e sim trabalhar e como qualquer trabalho você estará atento, resolverá problemas, lidará com pessoas de diferentes gênios, terá que ter muito jogo de cintura para agir em situações diversas durante a viagem ou passeio.
A profissão exige muito esforço, dedicação e muito, muitos estudos e pesquisas, para dominar profundamente os procedimentos inerentes ao ofício, segundo Silvia Chimenti*, “para garantir o bom andamento da viagem, é fundamental que o profissional seja competente e muito bem preparado”, e continua, “oferecer serviços de qualidade é muito mais do que cumprir suas funções com eficiência; é estar atento ao turista, pronto para ajudar sempre que necessário, prever problemas e estar apto a resolvê-los imediatamente – de preferência, antes que os turistas os notem”.
E realmente, imprevistos é o que mais acontecem tanto numa viagem quanto num simples passeio o que requer muito dinamismo para solucionar, contornar sem que os turistas percebam, afinal de contas o guia de turismo lida com sonhos dos passageiros, de realizar uma viagem inesquecível e isso é uma grande responsabilidade, toda viagem é sonhada e planejada com vários meses de antecedência e investimento econômico, a expectativa é que dê tudo certo e que esse sonho seja realizado com sucesso e o papel do guia é garantir que tudo ocorra na mais perfeita ordem para que seus turistas tenham a melhor experiência possível.
É importante também esclarecermos uma grande confusão que fazem referente aos termos, “Guia de Turismo” e “Guia Turístico”, tanto as pessoas quanto os meios de comunicação confundem os termos, apresenta-os como se tivessem o mesmo significado, e pior utilizam mais o termo “Guia Turístico” para designar esse profissional que acompanha grupos de turistas por diversas localidades e aparelhos culturais, passando informações históricas, culturais, entre outros. Ao contrário do que se pensa o termo “Guia Turístico” é quando se fala do impresso, do livro informativo sobre determinado atrativo turístico, exemplo, guia de cidades, de parques nacionais, guia de praias. O correto é “Guia de Turismo”, profissional ou pessoa qualificada e autorizada a conduzir grupos de turismo.
Dentro do trade Turístico, é a única profissão regulamentada por lei (Lei nº 8.623, de janeiro de 1993, decreto nº 946 de 1 de outubro de 1993), o que requer a realização de um curso preparatório especializado para se qualificar como profissional, possuindo um cadastro junto ao órgão regulador “CADASTUR”** programa executado pelo Ministério do Turismo, “sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.” Ao se cadastrar o profissional recebe uma carteira que informa suas categorias (categorias Regional, Nacional e América do Sul), também os idiomas que se domina.
Agora se você é uma pessoa ativa e gosta de pessoas, de cuidar, de resolver, de se dedicar, de estar disposto a lidar com situações inesperadas, gosta de estudar, pesquisar, é curioso, talvez esteja no caminho certo e possa ser um bom candidato a profissão.
Terminamos por aqui e daremos continuidade sobre os assuntos relacionados a profissão Guia de Turismo nos próximos textos, por isso se inscreva na nossa newsletter para não perder a discussão.
Se você tiver alguma dúvida e sugestões deixem nos comentários, assim podemos enriquecer mais ainda o debate.
Notas:
*CHIMENTI, Silvia & TAVARES, Adriana de Menezes. Guia de Turismo: o profissional e a profissão. 4ª Edição, Editora Senac, São Paulo, 2013. Pág. 30
** Informações retiradas do próprio site CADASTUR, consultar: https://cadastur.turismo.gov.br
Acesso dia 02/09/2019.
Bibliografia:
CHIMENTI, Silvia & TAVARES, Adriana de Menezes. Guia de Turismo: o profissional e a profissão. 4ª Edição, Editora Senac: São Paulo, 2013.
HINTZE, Helio. Guia de Turismo: formação e perfil profissional. Editora Roca: São Paulo, 2007.